Crisis part II

Resultado de imagem para the most beautiful sunrise

Hoje voltei para casa quase sem voz, garganta doendo. Você deveria comprar um microfone, dizem. Mas e as finanças que não permitem? ... Estou inteiramente cansada e senti-me de repente fragmentada. Li rapidamente a postagem que anteriormente havia feito sob o titulo Crisis e lembrei-me do filme fragmentado que gostaria de ver. Ando esquecendo tantas coisas, me atrapalhando com prazos e entregas que temo desenvolver qualquer distúrbio psicológico. Professores tem mais propensão ao Alzheimer, mais propensão a desenvolver depressão, mais cedo perdem a voz, desenvolvem todo tipo de artrites, cansam-se tanto e... trabalho inútil? É o que sinto.

Quer dizer, o que fazer no meio de uma crise pessoal que se junta à uma crise existencial em meio a uma crise que se arrasta por anos - senão desde sempre - no país?

Parece que não há o que fazer e esse "não há" está me matando. Parece que o que está à mão, coisas pequenas, é o que devemos fazer: continuar trabalhando, comprar, passear, viajar, enfim, nem que seja na maionese, como vi em algum grupo por aí. Procurar silêncio e paz ainda dentro da sala de aula, depois que todos os alunos se foram. lembrar seus ideais e motivos para estar ali, se esforçando e minando sua saúde. Lembrar quando se quer esquecer, trabalhar ainda mais quando se quer descansar ou até hibernar (que bênção receberam os ursos!).

...

Descobri recente um desvio na coluna que provavelmente precisará de reparo cirúrgico. Ainda não tem nada certo, preciso voltar ao especialista. E preciso lembrar do que gosto... tanta coisa:

Olhar o sol que nasce quando saio para trabalhar; olhar a lua que aponta quando volto; observar minha filha dormindo; beijar e abraçá-la; um bom banho depois do trabalho; a sensação do cobertor abraçando meu corpo cansado; música alta nos ouvidos; comida boa quando se está com fome; bom dia da minha filha; escrever poemas; orar; chorar; ler e estudar sem obrigação; ir aos eventos da escolinha da minha filha; cinema, amo, com muita pipoca!; tomar sol e sombra; chuva; alunos interessados; alunos amigos; abraço e beijo do marido; dançar; cantar (mesmo sendo taquara); escrever; pensar; ver documentários, séries e filmes; me amar como sou; saber meu valor; lembrar do quanto já evoluí; silêncio; desobrigações; balas fini; chocolate aerado; trufa diet cacau show; cheiro de pão fresco; cheiro de esmalte; cheiro de combustível; escola; inglês; saber inglês; animais; natureza; água e ar; correr, se pudesse; jogar paciência, sokoban e sudoku; Jesus; A divindade; fé; a vos dEle; a Bíblia.... a lista é infinda, acho...

Um dia, quem sabe... o dia vai chegar; aquele, o das respostas satisfatórias para a vida. Bye!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell